terça-feira, 15 de março de 2022

RN desobriga uso de máscaras em locais abertos e mantém passaporte vacinal

 




O governo do Rio Grande do Norte decretou nesta terça-feira (15) o uso facultativo de máscaras em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em locais fechados, e a exigência de passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos que utilizem sistema artificial de circulação de ar, que deverá ser cobrado pela própria administração dos locais. As determinações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça.

O governo do RN afirmou considerar as recomendações feitas pelo comitê de especialistas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para o enfrentamento da pandemia e também a necessidade de estimular a adesão da sociedade ao plano nacional de vacinação contra a covid-19, como forma de garantir um melhor cenário epidemiológico.

Com relação ao uso de máscaras de proteção facial, o governo decreta ser facultativo em locais abertos, com livre circulação de ar. Em locais fechados, continua sendo obrigatório, com exceção a crianças com menos de três anos de idade; pessoas com algum tipo de deficiência intelectual, que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara; e aqueles que estiverem sentados em bares ou restaurantes, durante a consumação de comidas e bebidas.

A Prefeitura de Parnamirim optou por caminho semelhante ao governo estadual. Na última sexta-feira (11), foi publicado um decreto estabelecendo o fim da obrigatoriedade da máscara em locais abertos e a manutenção da obrigatoriedade do uso em locais fechados.


Nenhum comentário: