sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

ATENÇÃO AO COMPRAR ÁGUA MINERAL

Foto: Divulgação

Com a chegada do calor do verão, estima-se que o consumo de água mineral cresça cerca de 40% no estado do Rio Grande do Norte. Porém, com a grande procura nesta época, vem também o alerta para que o consumidor fique atento para não ser enganado e compre um produto que não seja o natural, porque nem toda água engarrafada é mineral. As diferenças da embalagem são sutis, mas a mineral é mais saudável pelo fato de passar por um rígido controle de qualidade e apresentar em sua composição diversos minerais naturais, que têm funções essenciais para a saúde.
A primeira grande diferença entre a água mineral e a adicionada de sais é que a primeira é a única retirada diretamente da fonte. Portanto, não recebe qualquer tratamento ou aditivo químico e tem padrões mais rígidos de potabilidade e de testes para detectar a presença de micro-organismos. Além disto, a água mineral natural tem odor e sabor naturais e, para ser envasada, passa por um único processo de tratamento. Ou seja, todas as condições biológicas do produto são advindas da própria natureza.
Já as águas mineralizadas são adicionadas de sais no momento do seu envase. Em geral, são águas com baixa ou nenhuma qualidade mineral e, por isso, têm que ser ultrafiltradas e depois, adicionadas de sais, em um processo totalmente artificial. Esses procedimentos são realizados para que fiquem com a composição parecida com a da água mineral natural. Além do mais, esse produto não passa por um rígido controle de qualidade prévio – por um órgão legal -, que permita (ou não), a sua comercialização.

Nenhum comentário: