segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Aumento na procura esgota estoque de vacina contra a febre amarela em Natal

Vacina febre amarela - Daniel Morais


Apesar de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomendar a vacina contra a febre amarela aos que vão viajar para áreas de risco, o produto não está mais disponível nos postos de saúde da capital potiguar. De acordo com a SMS, o estoque da vacina se esgotou no início da semana, e desde então a população está desassistida.
O Brasil vive um surto de febre amarela silvestre desde o ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, de 1° de julho de 2017 até a última quarta-feira, 21, já foram registrados 545 casos em todo o país, sendo que 164 pessoas morreram por causa da doença. Outros 422 casos são investigados.
Os casos de febre amarela estão concentrados na região Sudeste, mas, no país todo, 20 estados estão dentro da chamada “área de risco”. O Rio Grande do Norte não está incluído, mas a vacina é administrada aqui para quem precisa viajar. No ano de 2017, segundo a SMS, foram aplicadas 3.824 vacinas.
De acordo com Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, o município depende do envio de vacinas pelo Governo do Estado para disponibilizar as doses nos postos de saúde. O estado, por sua vez, recebe do Ministério da Saúde. Segundo a diretora, desde que o estoque em Natal acabou, não chegaram mais vacinas.

Nenhum comentário: