segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Reclamações contra companhias aéreas disparam após início da cobrança para despachar malas


As reclamações relativas a bagagens dobraram do primeiro para o segundo semestre de 2007, desde que as companhias aéreas iniciaram, em junho, a cobrança para despachar malas.

Segundo levantamento exclusivo feito para O GLOBO pela Secretária Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, as queixas sobre cobrança indevida por excesso de bagagem passaram de 8,4% para 15,8% dos registros feitos sobre problemas com malas no portal de intermediação de conflitos do governo, o Consumidor.gov. Já a dificuldade para embarcar com a bagagem de mão, que representava ínfimo 0,3%, de janeiro a junho, subiu para 9,2% no segundo semestre.
Na avaliação da Senacon, os problemas com bagagem foram um dos principais responsáveis pelo aumento de demandas contra o setor aéreo, que triplicaram de 2016 para o ano passado. Segundo os dados do Consumidor.gov, as empresas aéreas foram alvo de 4.052 queixas, em 2016, contra 11.815 registradas em 2017. Um crescimento de 191,58%.
 O Globo

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